top of page
cadernos do terceiro mundo vertical.jpg

Cadernos do Terceiro Mundo

O projeto pretende iniciar, de forma sistemática, um campo de pesquisa que tem a revista Cadernos do Terceiro Mundo como objeto central. O acervo da revista Cadernos do Terceiro Mundo, constituído por um total de 485 edições, em três idiomas, foi digitalizado e indexado, facilitando sua utilização como fonte em trabalhos de pesquisa, em uma parceria do LPPE com a UFRJ e a UFRRJ e financiamento do governo do estado do Maranhão.
A revista foi lançada em Buenos Aires, no ano de 1974, com sua própria trajetória acompanhando o contexto histórico das ditaduras que se instalavam no Cone Sul, publicando reportagens que privilegiavam a temática dos países do então chamado Terceiro Mundo através de materiais exclusivos produzidos por jornalistas especializados e de entrevistas célebres com personalidades como Fidel Castro, Yasser Arafat, Agostinho Neto e outros, bem como defendendo o direito à equidade nas relações Norte-Sul - a Cadernos foi publicada até 2005. O projeto pretende de contribuir para construção de perspectivas anti hegemônicas do conhecimento histórico, assim como disponibilizar o acervo e conteúdo da Cadernos do Terceiro Mundo para professores de História, alunos dos três níveis de ensino e estudiosos em geral, através de materiais em multimídia.

cadernos do terceiro mundo vertical.jpg

Acervo da Cadernos

Uma importante parceria interinstitucional foi construída entre o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre África, Ásia e Relações Sul-Sul do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Núcleo de Estudos da História Política da América Latina, vinculado ao Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para possibilitar a digitalização de todo o acervo da revista Cadernos do Terceiro Mundo, através do Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com o acervo depositado em seu repositório. O projeto conta com o financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Maranhão, através da Fundação Sousândrade, e, ainda, com os apoios do Instituto Jackson Lago e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Cadernos em Memória

Uma dessas produções desenvolvidas dentro dessa parceria é Cadernos em Memória, que consiste na recuperação de matérias da revista a partir da leitura de temas que ainda estão na pauta da mídia hegemônica nos dias de hoje, estabelecendo um diálogo das temporalidades.

Construindo perspectivas do sul global: a Revista Cadernos do Terceiro Mundo, o fim da Guerra Fria e a “nova ordem”

O projeto pretende iniciar, de forma sistemática, um campo de pesquisa que tem a revista Cadernos do Terceiro Mundo como objeto central. Em andamento temos o projeto Construindo perspectivas do sul global: a Revista Cadernos do Terceiro Mundo, o fim da Guerra Fria e a “nova ordem”, que tem por objetivo analisar as perspectivas e abordagens da Cadernos do Terceiro Mundo sobre o fim da Guerra Fria, a crise e os desdobramentos do antigo bloco socialista e a construção e crise daquilo que ficou conhecido como a “nova ordem” sob a égide do neoliberalismo. A proposta é analisar como a Cadernos - ao debater o fim da Guerra Fria, a crise do socialismo, a nova ordem nas relações internacionais, o neoliberalismo e as crises daí advindas – contribuiu para construir a perspectiva de análise que hoje conhecemos por “sul global”. Além disso, foi iniciado um trabalho que tem como objeto as charges publicadas na Cadernos desde o final dos anos 1970.

Charges na Cadernos do Terceiro Mundo

bottom of page