top of page
LPPE_ faixa azul escuro.png

EXTENSÃO

01

Laboratório de Pesquisa e Prática de Ensino em História (LPPE)

Coordenadora: Angela Maria Roberti Martins

Descrição: O LPPE consiste em um lócus privilegiado de realização de pesquisas e reflexões sobre História Contemporânea destinados à formação do profissional de História, historiador e professor, atingindo, também, os estudantes de graduação, de pós-graduação e professores já atuantes na Educação Básica, revestindo-se de grande importância para a vida da universidade, diante dos desafios da política de inclusão social. Há vinte anos, o LPPE vem atuando na formação complementar e continuada dos profissionais de História e na produção de materiais, mobilizando a interface entre o conhecimento histórico produzido academicamente e a sociedade, de modo a observar, constantemente, a preocupação de levar a um público mais amplo os processos de produção e divulgação científica acerca da História Contemporânea.

Pesquisadores: Alexandra Tedesco; Flaviano Isolan; Alexandra Tedesco; Alessandra Seixlack; Izabel Pimentel; Jacqueline Ventapane.

Bolsistas: Alícia Bastos; Arthur Bernardo; Daniele Figueiredo; Bruno Cícero; Júlia Malheiros; Patrick Dansa; Fernando Martins; João Paulo Kleinlein.

Financiamento: UERJ/DEPEXT

02

História Presente – Podcast do Laboratório de Pesquisa e Prática de Ensino em História (LPPE)

Coordenadora: Angela Maria Roberti Martins

Descrição: O podcast História Presente é um projeto de extensão com a finalidade de trazer conteúdos sobre História e Historiografia, divulgar os projetos desenvolvidos pelo Laboratório (LPPE) e por diversos outros espaços da universidade, além de realizar debates sobre temas que envolvem o cotidiano da sociedade, com informações relevantes na construção do conhecimento histórico e dos preceitos da cidadania, buscando atingir a um público mais amplo, interna e externamente à universidade. Cada vez mais, o uso de ferramentas como podcast tem sido visto como elemento educativo, alcançando um público ainda maior, inclusive fora da universidade, mesmo de outras áreas do conhecimento. Indo além de seu caráter meramente técnico, agregando seu aspecto educativo, o podcast é, também, um veículo possível de problematizações de questões históricas e sociais, um espaço de ampliação de vozes que nem sempre se encontra em uma lógica comercial. Iniciado em 2019, o podcast se consolidou como um dos projetos do LPPE, apresentando séries com conteúdos diversos, além de debates sobre temas pontuais, porém relacionados com a proposta do Laboratório. As séries “Mulheres no Mundo”, “Pan-africanistas: ideias e ações”, “Entrevistas: Guerra na Ucrânia”, “Diálogos em Sul Maior”, “Notas sobre Historiadoras”, “LPPE em tempos de COVID-19”, “Anarquismo no Brasil”, “Literatura e História no Vestibular”, “Cosmogonias Decoloniais: Caminhos de Abya Yala”, “Equívocos sobre os povos indígenas”, "LPPE nos 60 anos do Golpe de 1964" e “Militantes Libertárias e Libertários”, trazem um amplo leque de informações para sua utilização na disciplina de História para a Educação Básica e Ensino Superior, assim como para interessados em geral.

Pesquisadores: Alexandra Tedesco, Flaviano Isolan, Alexandra Tedesco; Alessandra Seixlack; Izabel Pimentel;  Jacqueline Ventapane.

Bolsistas: Alícia Bastos; Daniele Figueiredo; Ingrid Ladeira; Julia Malheiros; Patrick Dansa; Fernando Martins; João Paulo Kleinlein.

Financiamento: UERJ/DEPEXT

03

Memória institucional e historiográfica do departamento de História da UERJ

Coordenadora: Alexandra Dias Ferraz Tedesco

Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo estimular e divulgar a memória institucional e historiográfica do curso de História da UERJ. A proposta concentra-se na reunião, análise crítica e posterior divulgação da memória dos docentes, discentes e funcionárias (os) que fazem ou fizeram parte da história do departamento. Nesse sentido, por comportar uma dimensão testemunhal, o projeto abre-se para a investigação e treinamento dos estudantes nas técnicas de pesquisa de memoriais, realização de entrevistas e outros tratamentos documentais que se encontram no entrecruzamento entre a história intelectual, a sociologia dos intelectuais e a história do tempo presente. A intenção, mais do que promover uma reconstituição do passado do departamento, é identificar as linhas de consolidação das tendências teóricas e epistemológicas que constituem uma dimensão propriamente historiográfica da memória disciplinar. Nesse sentido, o objetivo do projeto desdobra-se em duas frentes: por um lado, estimular os alunos ao trato com documentos da história intelectual e seus métodos; por outro, somar-se ao esforço de consolidação de uma memória pública sobre a universidade, aspecto fundamental para que a instituição dialogue com seu entorno e seja reconhecida publicamente como parte dinâmica da história da cidade, do Estado e do país.

Bolsista: João Paulo Kleinlein.

Financiamento: UERJ/DEPEXT

Parceria: Centro de Tecnologia Educacional da UERJ/CTE

04

Em memória da América Latina

Equipe: Alexandra Dias Ferraz Tedesco e Alicia Bastos

O projeto é apresentar, ao longo de uma série de postagens nas redes sociais, algumas discussões sobre temas latino-americanos que tangenciam questões contemporâneas. O objetivo é trazer temas discutidos por professores do departamento, bem como provenientes das pesquisas dos bolsistas do LPPE, aprofundando a discussão sobre os silenciamentos e “vazios” de temas latino-americanos eventualmente preteridos nas discussões de cariz universalista.

Financiamento: não possui

05

Memória 20 anos do LPPE

Equipe: Ingrid Ladeira e Alexandra Dais Ferraz Tedesco

Este projeto de curta duração pretende, a título de comemoração dos 20 anos do laboratório, executar ações pontuais que retomam a memória do Laboratório, situando-o também em diálogo com a memória da própria universidade. O projeto contempla a divulgação de fotos e registros dos bolsistas antigos e atuais do Laboratório, bem como entrevistas com os coordenadores do projeto e, finalmente, a realização de um evento em outubro, que contará com mesas redondas e sessões de apresentação dos projetos desenvolvidos pelo LPPE.

Financiamento: não possui.

06

Caminhos de Abya Yala- Intelectuais indígenas do continente americano

Coordenação: Este projeto analisa o papel dos intelectuais indígenas no contexto contemporâneo das Américas. Reconhece como os intelectuais indígenas trazem perspectivas cruciais sobre o cenário histórico atual, interpretando a dinâmica contemporânea de inclusão, reconhecimento e participação de suas comunidades nas esferas política, social e cultural dos países latino-americanos. O projeto se interessa especialmente em como o movimento indígena tem ganhado influência no espaço público, ao questionar a política dos Estados nacionais e promover reflexões sobre as abordagens históricas e a consagração de narrativas eurocêntricas como verdades incontestáveis. Além disso, projeta um olhar para o futuro, incentivando os intelectuais indígenas a compartilharem suas visões e expectativas para seus povos, destacando como esses líderes intelectuais concebem os caminhos futuros, incluindo a preservação cultural, autodeterminação, acesso a recursos e participação equitativa nas decisões. A pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas e em profundidade, envolvendo uma diversidade de intelectuais indígenas de todo o continente americano, proporcionando um espaço flexível e aberto para os participantes compartilharem suas experiências, perspectivas e conhecimentos de maneira orgânica. Essa abordagem permite que os entrevistados expressem livremente suas opiniões e visões sobre temas relevantes, sem restringi-los a respostas pré-determinadas. As conversas oferecem uma visão complexa das relações entre os Estados nacionais e as demandas, lutas e movimentos das comunidades indígenas nas Américas. O estudo investiga as nuances dessas interações e seu desenvolvimento ao longo do tempo, revelando as dinâmicas em jogo e as transformações sociais em curso. As entrevistas serão divulgadas em formato podcast e vídeo, e os resultados da pesquisa através de livros, artigos científicos e mapas históricos, visando alcançar um público amplo e servir como ferramenta pedagógica no Ensino Básico e Superior.

Pesquisadores: Fidel Rodríguez Velásquez, Jamile Macedo Oliveira Santos, Natalia Caniguan Velarde, Rafael Xucuru-Kariri, Bruno Azambuja Araujo (2ª temporada), Danielle Freire da Silva (2ª temporada), Angela Maria Roberti Martins, Flaviano Bugatti Isolan, Bárbara Pereira da Cunha (Legendamento dos vídeos em espanhol).

Bolsista: Marcos Gabriel Pita da Costa

Voluntários: Alicia Bastos, Ana Clara Dutra, Bernardo Barreto Mattos, Julia Paula do Nascimento de Moraes, Fernando Martins. 

Financiamento: UERJ/DEPEXT

bottom of page