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ENSINO

01

As mulheres e a universidade: ampliando os olhares contemporâneos da história intelectual

Coordenadora: Alexandra Dias Ferraz Tedesco

Descrição: Organização e consolidação de um grupo de estudos e um podcast sobre a história intelectual das mulheres, abrangendo os aspectos historiográficos do debate e a produção de um acervo de memórias e entrevistas com protagonistas femininas do mundo universitário como um todo e da UERJ em particular, contribuindo, dessa forma, para uma formação docente atenta às demandas do mundo social e ao papel da prática historiográfica na tematização dessas questões.

Financiamento: Pró-docência UERJ/CETREINA

Bolsistas: Julia Reis Couto, Juliane Bernardo, Juliana Souza, Aimee Lopes e Julyana Silva.

02

Anarquismo no Atlântico sul-americano: produção de material e divulgação através das mídias

Coordenadora: Angela Maria Roberti Martins

Descrição: O projeto consiste em levantar e analisar as ideias e formas de luta e resistência das mulheres libertárias publicadas na imprensa operária anarquista argentina, uruguaia e brasileira, bem como as relações e tensões que envolviam homens e mulheres no seio da militância desses países, de modo a refletir sobre a dinâmica social vivida pelos e pelas militantes, considerando não só a prática libertária e a experiência social, como também a questão da percepção e da sensibilidade que revelam na produção de novas subjetividades, atingindo o campo da moral. Nesse sentido, explorará os textos de e sobre mulheres na difusão do ideário anarquista e as relações entre o masculino e o feminino no seio do movimento, tomando-os como espaço privilegiado de crítica social e de projeção de um ideal. Para esse desafio, o trabalho tem como corte temporal o período compreendido entre o fim do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, pois foi nessa época que as ideias e práticas anarquistas o espaço atlântico sul-americano tiveram maior repercussão, permitindo o florescimento de um ativismo de grande impacto e expressão por parte de homens e mulheres. Desenvolver esse projeto é de fundamental importância para questionarmos o mito da passividade feminina nas lutas sociais e políticas do começo do século XX. E mais: para descortinarmos expressões outras da resistência social das mulheres, que distantes da lógica masculina da ação ou mesmo dos canais formais e institucionais da política, contestavam o papel de esposa-mãe-dona-de-casa, a obrigação da procriação, a dominação masculina, entre outros.

Financiamento: Esse projeto conta com uma bolsa de Iniciação à Docência (ID) concedida pela UERJ.

Bolsista: Arthur Bernardo

Pesquisadora-voluntária: Ingrid Souza Ladeira de Souza

03

Entre o fato e as imagens em movimento: Cinema no século XXI e o Ensino de História

Coordenador: Flaviano Isolan

Coordenadores adjuntos: Eduardo Ferraz e Bárbara Cunha (doutoranda PPGH/UERJ)

Descrição: O projeto tem como objetivo geral elaborar e realizar de um conjunto de atividades em instituições de ensino – como mostras de cinema, minicursos e oficinas –, com o objetivo de contribuir para a formação de futuros professores e alunos, bem como elaborar conteúdos de vídeos e ampliar o debate acerca da relação história/cinema junto ao público em geral. O projeto visa construir a partir do cinema um diálogo entre diferentes áreas da História, se colocando como um espaço de aprofundamento e debate sobre três eixos principais presentes em boa parte da cinematografia latino-americana no século XXI: as questões de gênero; as ditaduras no Cone Sul e a construção de suas memórias; as crises do ‘presentismo’ e a construção de perspectivas históricas decoloniais. A partir de um grupo de estudo junto aos bolsistas, o projeto pretende fomentar o debate acerca da relação cinema/História como forma de ampliar a audiência e permitir novos tensionamentos teóricos. Com este mesmo intuito, o projeto propõe realizar minicursos que discutam e proponham formas de se atuar em aulas de história a partir de temas trazidos por filmes tanto em cursos de pré-vestibular comunitário, assim como em Institutos Federais. Nos dois últimos casos, se mantém a proposta de tanto debater com os alunos quanto também atuar na formação de professores que atuam nessas instituições.

Financiamento: Pró-docência UERJ/CETREINA

Bolsista: Lenon Felício, Eleandro Diniz Silva, Pedro Olinto, Adriano Sabino, Giovani Kinayp

04

Produção de Material Didático

Coordenador: Flaviano Isolan

Descrição: O objetivo do projeto é produzir materiais voltados para auxiliar o docente em sua função no Ensino de História, além de permitir aos alunos terem acesso a temas usualmente poucos trabalhados nas salas de aulas, contribuindo para a reflexão do saber no campo da História. Inserido neste projeto foi aberto o projeto "Conceito através de imagens", que tem por objetivo produzir vídeos (acessíveis no canal do YouTube do LPPE) quo discutam conceitos históricos (como Totalitarismo, Fascismo, Populismo...) utilizando imagens como a linguagem a ser abordada, decodificada e interpretada. A proposta é elaborar, assim, material didático ou propostas pedagógicas com fontes imagéticas que possam ser utilizadas como em aulas de história.

Bolsista: Daniele Figueiredo

Financiamento: Bolsa EIC – UERJ

05

Descolonizando o Conhecimento: constribuições epistemológicas para um novo olhar sobre a História

Coordenadora: Alessandra Gonzalez de Carvalho Seixlack

Descrição: O projeto busca pensar a existência de outras narrativas históricas, outras formas de ver o mundo e outras epistemologias. Sua proposta é desenvolver práticas docentes e recursos didáticos que levem à descolonização dos corpos e saberes. Para tanto, levamos leituras de livros de autores indígenas e africanos (ou afro-brasileiros) a instituições do Ensino básico, visando questionar as formas como as narrativas historiográficas racionais foram construídas sob o silenciamento de outras ontologias e epistemologias. Além disso, trabalhamos com conceitos como eurocentrismo, colonialidade do ser e do saber, colonialismo interno e cosmohistória para desconstruir junto a docentes e discentes a ideia de que as independências no continente americano puseram fim ao sistema de dominação colonial.

Bolsistas: Amanda Lopes Ferreira, Bernardo de Melo Scalercio, Daria Fernandes Oliveira, Gabriela Barros Vascondelos, Pedro Cunha de Lira

Voluntário: Lara Malanquini Coelho da Silva

Financiamento: Pró-Docência UERJ/CETREINA

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